A IMPORTÂNCIA DO SONO NA VIDA DAS CRIANÇAS

Uma das coisas mais importantes para a saúde, não somente física, mental e emocional do ser humano é o sono.


 Um descanso reparador traz consigo um renovar de forças e uma maior capacidade de produzir mais e melhor, além de despertar a criatividade. Além de tudo isto, também é um hábito que deve ser construído desde as primeiras semanas de vida e ser ajustado conforme o passar do tempo.

Quando a minha primeira filha nasceu, ela tinha problemas sérios para dormir. Eu não tinha experiência alguma, tive que penar muito com pediatras e conselhos de amigas para superar o problema. Então hoje, gostaria de compartilhar com vocês algumas das coisas que aprendi sobre o "segredo"do bom sono dos bebês.

De acordo com os novos estudos da medicina do sono, nas últimas décadas se confirmaram por meio de pesquisas,  muitos aspectos importantes no momento do sono, como por exemplo, que durante o perído em que as crianças dormem, no corpo se liberam certos hormônios que ajudam a crescer e ter um neurodesenvolvimento adequado para cada idade. E isto gera uma influência gigantesca na maturação do sistema nervoso central. Enquanto a criança dorme acontece o processo de fixação de uma das funções mais importantes do cérebro: a memória.

Uma criança que dorme bem é uma criança que geralmente está saudável. Inclusive, quando as crianças começam a demonstrar um atraso no crescimento da estatura e grande perda de peso ou ganho de quilos a mais muito depressa, devemos suspeitar da qualidade do seu sono. Devemos procurar um médico para fazer uma boa avaliação.

As crianças, mesmo entre irmãos, nunca apresentam os mesmos horários de sono e vontade ou disposição para dormirem. Eu já disse a vocês que minha filha mais velha tinha problemas sérios para dormir. Dormia no máximo 4 a 5 horas por noite e passava o dia todo "elétrica".  Um certo dia pedi uma dica a uma vizinha, pois minha mãe, apesar de ter sido uma ótima enfermeira, infelizmente morreu quando eu ainda estava com 4 meses de gestação. A sogra morava longe, além disto eu estava morando numa nova cidade a 3.000 km de onde eu havia nascido e sido criada. Quase não conhecia ninguém. Um certo dia, uma vizinha me disse que chá de folha de laranjeira era ótimo para fazer os bebês dormirem, então foi no seu quintal onde havia uma grande laranjeira e me deu algumas folhas. Ela não contou, mas eu sim, 23 folhas, das quais eu fiz um chá e dei a minha filha, depois disto ela dormiu um dia e meio e eu, claro, não dormi de jeito nenhum, preocupada. Ainda sonolenta, levei-a ao médico. A pediatra me ajudou muito, com todo amor me explicou o perigo de dar qualquer chá a uma criança e, principalmente, a quantidade usada: 23 folhas :( 
Que isto sirva de alerta, pois às vezes na intenção de ajudarmos umas as outras, aconselhamos chás dos mais variados. Hoje somente recomendo chás para bebês se forem aprovados pelo pediatra que o acompanha. E de preferência os chás de "sachês" que tem uma chance maior de serem esterelizados. Realmente retirar as folhas do quintal faz muito bem, mas nem sempre para um bebê, pois pode conter fungos, ou outros microorganismos que seu corpinho ainda não está pronto para defender-se, como por exemplo o uso do mel silvestre, que nós sabemos ser totalmente não recomendável para bebês menores de um ano pelo mesmo motivo do que ocorre com as folhas retiradas do quintal.

Como criar o hábito de dormir nos bebês?

Primeiramente devemos conhecer e identificar os hábitos naturais dos bebês e ajudá-los com esta tarefa, pois no útero da mamãe eles dormiam sem horários para acordar, comer e tomar banho. Por incrível que pareça, alguns trazem sua tranquilidade ou inquietude desde o nosso útero. Quem é mãe de mais de um filho pode muito bem confirmar isto. No meu próprio exemplo eu vivi esta diferença de comportamento, pois enquanto minha filha mais velha se mexeu desde os 2 meses de gestação e não parou mais, inclusive depois do 7 meses em diante eu já não sabia mais o que era dormir :(  pois ela se remexia e "chutava" a barriga por dentro a noite inteira. Ao contrário dela, minha segunda filha demorou muito a se mexer. Lembro-me de que aos 4 meses entrei no consultório do meu obstetra aos prantos: "_ Doutor, acho que meu filho morreu..." . O médico surpreso, perguntou-me se tive alguma hemorragia, febre alta e sintomas assim. Respondi entre lágrimas que não. Rapidamente ele deitou-me na maca e me examinou. O coração do bebê batia perfeitamente. Então eu chorei mais ainda, ao que ele perguntou: "Mãe, o bebê está vivo! E você continua chorando? Porquê? Dessa vez era gratidão. No fim das contas ele desfez todos os meus medos, pois pelo fato dela não se mexer como a irmã, eu achava que estava morta. 
Quando ela nasceu, diferentemente da irmã mais velha, dormia o dia todo. Tomava mamadeira e dormia como um anjo. Ambas eram normais e saudáveis, mas seus horários de sono em nada tinham a ver uma com o sono da outra.

Então o primeiro que você tem que fazer é observar o que acalma seu bebê, o que o relaxa e prepara para o sono. Até os 3 meses de vida, realmente é a fase mais difícil de disciplinar o sono deles. Ainda acordam muito pela madrugada, trocam o dia pela noite. Isto sem falar das mães que por algum motivo que foge a seu controle, não podem ou não conseguem amamentar e, muitas vezes, até acertarem o leite ou fórmula que dará certo para o bebê, já perderam semanas e semanas de noites de sono.
Entretanto, mesmo que você nas primeiras semanas não veja nenhum progresso, não desista! Pois um hábito no ser humano é formado geralmente depois de 21 semanas de praticado, pelo menos.

Procure um ambiente da casa somente "dele". As vezes a sua casa é pequena, talvez ainda não tenha o quarto do seu bebê como gostaria, mas não se angustie por isto. Minha filha mais velha dormia em nosso quarto nos primeiros meses, em seu carrinho de bebe, porque eu ainda não tinha recebido o berço prometido a ela.

Então procure brincar com o bebê, antes da hora do sono. Claro, brincadeiras adequadas a sua idade. Depois de fazê-lo rir, balbucear e distrair-se, procure dar um banho bem relaxante, faça algumas massagens suaves em seus pezinhos, mãos, pontas dos dedinhos. Após este banho, vista-o com uma roupa bem limpa. Deixe para fazer tudo isto perto da hora de mamar, pois depois de mamar e arrotar, sem dúvida ele já estará mais propenso a dormir. Diminua todo o barulho que puder, desde televisores , rádios e luzes. Se puder, coloque uma música adequada ao sono de bebês.  Aqui a baixo dexaremos um link no You Tube, no qual você poderá acessar músicas própícias para ajudar os bebês a dormirem.  Depois de várias semanas, você verá que seu esforço será recompensado por boas horas de sono do seu bebê.

Quando as crianças já são maiores, invista numa boa estória infantil, mas cuidado com as estórias escolhidas, pois algumas, com monstros e bruxas despertam a "adrenalina" das crianças e será bem provável que elas não durmam, ou se dormirem, no meio da noite visitarão a tua cama, assustadas e com muito medo do "monstro do armário" ou da bruxa debaixo da cama...

Ainda assim, nestes caso das crianças maiores, as que já entendem explicações lógicas, procure conscientizá-las de que a noite foi feita para descansar e as atividades são feitas para o dia. Informe aos pequenos que  eles  "crescem" mais quando dormem bem. Nós sabemos que o sonho de toda criança é "crescer rápido".Isto será um ótimo incentivo para fazê-las ir para a cama no horário determinado por você. Além disto,  você deve ter sempre a preocupação com o que vão comer antes do sono, pois o alimento pode sim influenciar o sono da criança. Algumas mães inexperientes ( eu) algumas vezes caiu no castigo de ficar acordada até as três  da manhã por ter cometido a imprudência de dar "algodão doce"as meninas as nove da noite... portanto, já estejam avisadas: chocolates, balas, doces, guloseimas, que são o desejo de quase todas as crianças, não deverão ser comidos  antes de ir para cama, pois muito  provavelmente elas não irão...

Preste muita atenção também ao ambiente, quando as crianças já são crescidas sabem falar se estão com calor ou frio, mas os bebês não podem fazer o mesmo. Cabe a nós estarmos atentas a temperatura do ambiente em que o bebê vai dormir. Alguns bebês, mesmo de barriguinha cheia, de banho tomado, com música suave e totalmente saudáveis ainda assim, não dormem. Isto pode ser calor ou frio. Procure assegurar-se de que o bebê esteja com o seu corpo a uma temperatura agradável. Se o tempo for de calor intenso, ou você como eu, mora num lugar de verão o ano inteiro, nada de encher o bebê de cobertores, mantas e toucas que o farão suar muito e ficar inquieto e até mesmo o pior, provocar um golpe de calor. E se o contrário acontece, ou seja, você vive numa região fria ou que sofra  quedas bruscas de temperatura, seja observadora, veja seus pés e mãos se estão frios. Não esperem que fiquem "roxos" (como eu...) para entender que os bebês estão morrendo mesmo é de frio...

O ideal é que você consiga estabelecer um horário regular de sono para seu bebê todos os dias. Geralmente as oito da noite. Desta forma, quando eles chegarem aos 5, 6 anos e já estiverem no jardim da infância, poderão dormir bem e aproveitar muito melhor o dia na escola, pois o cérebro precisará de estar descansado para um melhor aprendizado. Além da "melantonina", hormônio regulador do sono e que proporciona crescimento às crianças ser liberado pelo corpo antes das 10:00 da noite. Depois disto, de acordo com inúmeras pesquisas, a liberação deste hormônio não é mais processada pelo corpo, se por acaso a pessoa insiste em  dormir muito tarde. Se tiver curiosidade sobre o que a melantonina faz em nosso corpo e, principalmente no corpo da criança, sugiro que leia mais sobre isto e pesquise a respeito. Você verá que através de boas noites de sono, a coordenação motora do seu bebê se desenvolverá  melhor.

Você deve priorizar isto, que os bebês durmam um sono a tarde, talvez no início da tarde,  e também a noite. Este é o melhor padrão de sono que se pode conseguir. Entretanto, se tive que optar por um horário, prefira o da noite pela questão da "melantonina". Pois é melhor liberada noturnamente ou sob um sono em um ambiente de escuro total.

A questão da alimentação e nutrição adequadas são indispensáveis à saúde e abordaremos num outro post. Finalmente, envolva seu bebê em muito carinho. As palavras carinhosas, mesmo quando ele está inquieto ou desperto, tem um poder muito grande para acalmá-los e fazerem com que se sintam seguros. Nesta fase, eles respondem a estímulos de "confiança e desconfiança". Se um bebê sente-se seguro e protegido, ainda que insconscientemente, ele irá relaxar melhor e se entregar ao sono inteiramente.

Então mãos a obra ao novo desafio de proporcionar uma ótima noite de sono ao teu bebê!

Um forte abraço,

Lucy. 

P.S: Link do You Tube no qual você poderá encontrar uma canção para bebês dormirem:



.

  








Comentários