CRESCIMENTO INFANTIL - SEGUNDA PARTE -


Nós falamos outro dia sobre a primeira parte deste tema, crescimento infantil. Também vimos a diferença entre crescimento e desenvolvimento infantil.
O crescimento já vimos que é físico e que as crianças, apesar de existirem linhas padrão para as observarmos, nem sempre todas acompanham o mesmo rítmo, por vários fatores.


Vocês já ouviram falar de "Linhas de Crescimento"? 
De uma maneira simplificada podemos dizer que elas são duas:

Próximo distal
Céfalo Caudal

Estas linhas são observadas desde o nascimento do bebê. Observe este desenho simples abaixo depois do parágrafo, em que a criança está de braços abertos em formato de cruz. O texto está em inglês, a palavra "head" significa a cabeça e "feet" o  pé.
O crescimento céfalo caudal é medido nesta linha vertical. E a outra linha que cruza, você lê  "arm" que significa braço, logo em seguida você lê "hand", que significa mão. Esta linha é a próximo distal. Ambas linhas marcam o desenvolvimento de uma criança desde o seu nascimento. Então, nós poderemos dizer de forma simples que o crescimento se dá de forma vertical e horizontal. Prestem atenção que um bebê primeiro do que tudo obtém o controle de sua cabeça quando aos 3 mêses já começamos a ver mais "durinha" no pescoço e, em alguns casos, até mesmo antes disto. Então o primeiro controle é da cabeça e pescoço e em seguida dos braços, quando começam a querer agarrar as coisas e, por fim, o controle das pernas, quando começam a querer se pôr de pé e firmar-se em seu prórpio corpo. 
Ao nascer, o cérebro, o coração e a coluna vertebral já estão funcionando completamente para sustentar o bebê. A medida em que eles crescem, se desenvolvem os músculos dos braços e das pernas, seguidos pelos desenvolvimento dos dedos das mãos e dos pés.

DIFERENÇAS DE CRESCIMENTO:

Isto realmente é algo em que devemos colocar muita atenção, principalmente entre irmãos, ou mesmo primos que podem comparar-se gerando muita frustação entre eles e, até mesmo pais, podem sentirem-se frustrados por falta de informação correta sobre este assunto. 
Algumas crianças das mesma idade ou meses são mais altas, ou de menor estatura. Outras são maiores e outras são mais franzinas. Estas diferenças são completamente típicas do crescimento de cada uma. Pois o crescimento típico está apoiado pela boa alimentação, descanso suficiente e adequado, e ao exercício físico para cada idade. As crianças crescem por padrões considerados uniformes através da infância. Você vai observar que a olho nú, às vezes parecem não crescer nada por semanas e, de repente, parecem dar um salto no crescimento, Isto também é normal. E este aspecto realmente deve ser trabalhado na criança, pois pode gerar muitos complexos de inferioridade. Então...

COMO FALAR DAS DIFERENÇAS DE CRESCIMENTO COM AS CRIANÇAS? 

De forma individual, ou mesmo em grupo de irmãos, primos e até na escola comece a falar sobre como muitas coisas são diferentes mas similares ao mesmo tempo, e iguais quanto a sua importância e valor. Com minhas crianças sempre gostei de usar os exemplos da natureza. Então você pode começar uma boa introdução falando de pequenos pássaros, ou cachorrinhos e gatinhos, que são de diferentes cores, aparência e tamanho, grandes e pequenos, claros e escuros, etc. Assim, apesar de eles  serem diferentes em tamanho  eles são todos muito especiais e se tornarão gatos e cachorros maravilhosos no futuro. Você também pode usar os alimentos para abordar as diferenças, as frutas são um ótimo exemplo para isto. Cada uma com o seu sabor e aparência e até tamanhos diferentes. Um abacaxi é muito maior do que um morango e ambos tem seu sabor delicioso e nutritivo. Um não se sente melhor, pior, superior ou inferior ao outro. Por fim, se forem crianças um pouco mais crescidas, você poderá utilizar um ótimo exemplo falando das nacionalidades, usar foto, filmes, imagens de crianças chinesas, africanas, e muitas outras nacionalidades para mostrar-lhes que as diferenças de aparência, cor e tamanho em  nada nos faz nos sentirmos inferior, superior ou atrasados em relação a algum padrão de crescimento. Mostre-lhes que todos são muito especiais e queridos e que a diversidade faz este mundo ser muito mais bonito e encantador.

E quando os pais ou tios ou professores realmente tem uma grande preocupação sobre o crescimento da criança por perceberem que há algo muito diferente nela em relação ao padrão natural que apresentamos aqui?
Sim, isto é possível e nós falaremos sobre este tema no próximo post para que o texto não se torne tão longo ou cansativo. 

Desejo a todos um ótimo dia!

Um forte abraço.
Lucy.

P.S: As fotos usadas estão longe de ser fotos em alta definição, como mandam as boas regras de marketing digital. Fotos de crianças reluzentes em ambientes magnícos. Claro que amo fotos assim. Porém, em 1989, data da foto acima, elas ainda não existiam... por isto a qualidade é ruim sim, mas o amor de mãe é de primeira qualidade...rs.

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