O  SEGUNDO FILHO CHEGOU,  E AGORA? 



Quando minha segunda filha nasceu eu já estava mais experiente. Eu já sabia que colocar 23 folhas de laranjeira num chazinho deixaria a criança dormindo mais do que a Bela Adormecida, então quando uma vizinha amiga me desse folhas para chá eu usaria apenas duas. Também já tinha aprendido a aproveitar as horas de sono da criança para recuperar a bagunça da casa e organizar o jantar. Já tinha voltado a estudar e nos horários do curso deixava a filha  mais velha com uma amiga, e quando a segunda nasceu também. Esta família já tinha os filhos crescidos e para o casal era uma festa ficar com minhas meninas algumas horas enquanto eu estudava. Eu não tinha mãe para me ajudar, pois ela  já havia morrido. A sogra morava longe. Deus é muito bom  e coloca pessoas boas em nosso caminho que nos ensinam os detalhes da vida de mãe. Assim eu fui presenteada com grandes amigas-irmãs.




Metade dos meus medos já haviam saido de mim. O pai das minhas filhas estava aprendendo a ser pai. Alguém que queria dois filhos homens, exclusivamente por considerar que seria melhor para criar, recebeu de presente duas meninas, que lhe ensinariam a ser mais humano e menos machista...rs
Algo muito interessante acontece quando chega o segundo bebê na casa, a criança mais velha parece que dá um "pulo"no crescimento. Ela parecia ter  muito mais do que 3 anos. Surge o senso de responsabilidade em coisas simples como ir olhar se o irmãozinho está respirando e se não morreu dormindo ou mesmo se atrever a esconder a verdade, quando a mãe descobre caroços de feijão do almoço dentro da boquinha do bebê, quase engasgando e ainda assim o filho mais velho nega que tentou alimentá-lo além do leite materno.
Depois de toda a festa e empolgação do novo irmão ou irmãzinha virá a fase do "eu quero ser baby outra vez" e as regressões a tentar engatinhar quando já estava andando e tomar mamadeira quando já comia arroz, feijão e legumes. 
Alguns  momentos da vida, os quais menos  organizamos ou planejamos, nos surpreendem com grandes alegrias e recompensas de amor incomensuráveis como foi e tem sido minha segunda filha. Ela não foi planejada, ela foi um "acidente" de um contraceptivo vencido. Deste episódio tirei várias lições e, uma delas é olhar todos os vencimentos de medicamentos antes mesmo de comprá-los até o dia de hoje...rs.
Bom dia!


Comentários