VOCÊ É MÃE OU UMA ASSASSINA?

                             

                      

- Deixe-me te ajudar!
_ Ela está chorando muito, não sei o que fazer!
_ Está criança está morrendo de fome...
Ela segurou a menina em seus braços e me disse rápido:
_ Você amamenta?
_ Não. O leite já secou faz tempo. Dou mamadeira.
_ Tem ai com você?
_ Sim, na bolsa.
Eu tirei a mamadeira e entreguei a ela. Nada se mexia dentro dela, pois estava sólida.
_ O que é isto? Papa? Minha querida, que espécie de mingau é este?
Eu estava envergonhada. Não sabia muito o que dizer.
Bem...eu fiz de cremogema, pois ela gosta muito.
_ Mas desse jeito ela vai morrer!
_ O cremogena mata?
_ Não! O que mata é a fome, este mingau não sai da mamadeira de jeito nenhum! Ela não consegue tomar! Tem uma conherinha ao menos?
_ Sim, eu tenho. 
Ela pegou a colher, destampou a mamadeira e começou a dar na boca da minha filha. Acho que minha filha gostou muito de comer mingau de colher, pois antes dos 2 aninhos não quis mais saber de mamadeiras...
Depois ela me convidou a ir até a sua casa para me ensiar a "fazer um mingau decente ".






Assim começou a nossa amizade. Com uma bronca. Nós nos conhecemos depois de uma reunião de mulheres. Ela veio me ajudar a tomar conta da minha filha que chorava muito, como disse anteriomente. Vieram os assuntos triviais, marido, filhos. Ela já tinha 5. Eu ainda estava na primeira menina. Ela me ensinou a fazer mingau, também a trocar fraldas direito. A saber a diferença entre choro de febre, sono, fome, dor e até manha...
Eu nunca teria sido a mãe que fui se Deus não tivesse colocado esta mãe profissional em meu caminho.

Ela se tornou ao longo deste 32 anos, a minha melhor amiga. Apenas um livro poderia conter as lágrimas, sorrisos e guerras que enfretamos juntas ou separadas. E em sua vida e por meio de sua amizade eu vi o cumprimento do famoso versículo bíblico:

"...Há amigos mais chegados do que irmãos..." 

Eu agradeço a Deus por ela ter me ajudado a mudar de carreira, deixei de ser aprendiz de assassina, involuntária e inconsciente, para me tornar uma mãe de verdade. Em sua casa encontrei abrigo, refererencial de família e "primos" para as minhas filhas.

Nunca serei grata o suficiente por ter recebido tanto e ainda hoje receber muito de sua amizade. Por isto, desejo prestar a minha singela homenagem a minha "best friend" Janete Albuquerque Dantas. Uma paraibana de força e fé como poucas que o mundo teve a honra de receber na terra.

Por isto, hoje, dia 04 de julho de 2018, também dia da comemoração da independência americana, deixo meus parabéns para minha grande amiga. Eu sempre digo a ela que aqui nos EUA eles comemoram uma data muito especial, a do aniversário dela...rs
Desejo-lhe toda a alegria que os céus possam derramar sobre a sua vida neste dia especial e nos próximos que ainda virão. 

SONETO DO AMIGO

Rio de Janeiro , 2004

Los Angeles
Enfim, depois de tanto erro passado 
Tantas retaliações, tanto perigo 
Eis que ressurge noutro o velho amigo 
Nunca perdido, sempre reencontrado. 


É bom sentá-lo novamente ao lado 

Com olhos que contêm o olhar antigo 

Sempre comigo um pouco atribulado 
E como sempre singular comigo. 



Um bicho igual a mim, simples e humano 

Sabendo se mover e comover 

E a disfarçar com o meu próprio engano. 


O amigo: um ser que a vida não explica 

Que só se vai ao ver outro nascer 

E o espelho de minha alma multiplica...



Los Angeles, 1946. ( Por Vinícius de Moraes) 








              

Comentários