VOCÊ SABE COMO AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS?



Este é um tema muito interessante e necessário. Porque não basta apenas ter boa vontade para cuidar de bebês. É necessário termos conhecimentos básicos e, claro, muito amor e carinho. E hoje daremos algumas dicas muito importantes sobre este assunto.



OS bebezinhos contam exclusivamente com adultos receptivos para que lhes cuidem. Sua dependência deles é total para que tenham todas as suas necessidades físicas e emocionais supridas. Nesta etapa nós que os cercamos é que temos a obrigação e o dever de cuidá-los initerruptamente e fazê-los sentirem-se seguros.

 A relação dos 0 até o primeiro ano de vida basicamente se dá em "confiança x desconfiança". Razão pela qual os bebês as vezes vão com a cara de alguém ( que lhes inspirou confiança) e começam a chorar estranhando outra pessoa, que provavelmente não lhe inspirou a confiança necessária.

Quando vão crescendo e já demonstram interesse em engatinhar e querem ir para o chão, eles revelam a  sua natureza exploradora e, se estiverem saudáveis, bem alimentados e sentirem-se seguros, esta será uma das fases de desenvolvimento mais importante de suas vidas.

Eles começam a ter imensa curiosidade pelas coisas e tudo que os cerca. E a medida que suas habilidades motoras se desenvolvem, eles se tornam ainda mais desejosos de investigar e experimentar tudo a sua volta. Querem ter independência  e controle de tudo mediante a exploração e curiosidade, não é mesmo? 

 Começam a experimentar como o mundo funciona e também começam a descobrir como eles mesmos funcionam  em todas as oportunidades que surgem para eles. São os momentos que querem tocar tudo, levar a boca, agarrar objetos e ficarem atentos para qualquer ruido que estiver acontecendo ao se redor.


   Foto de Colin Maynard

 Neste processo eles são os "  exploradores do ambiente". E isto é algo que precisa ser garantido ao desenvolvimento deles. Uma criança que engatinha, entra debaixo de cadeiras, mesas, etc. Tem grande probabilidade de desenvolver a sua inteligência "logística"muito mais do que uma criança que não o fez. 

Mas como colaborar de forma efetiva para ajudálos?

1- Você deve observar o comportamento típico dos bebês a cada mês correspondente. Por exemplo, você sabe que aos 6 meses a maioria deles já se sentam e podem permanecer sentados por uma meia hora brincando. Você deverá levantá-los, mudar um pouco a posição para que esteja confortável e não tenha "formigamentos". Inúmeros bebês choram "do nada " quando saem da posição "sentado" por sentirem suas pernas formigando e se assustarem com isto.

2- Procure prestar atenção ao temperamento da criança. Alguns são mais tranquilos, outros impetuosos e mostram isto claramente desde o início de seu desenvolvimento. Aos que são ou estão muito agitados, pode ser por estar super estimulados. Procure deixá-los num ambiente silencioso, ou com uma música suave.

 Há três tipos bem marcantes de personalidades infantis: flexível; medroso e o determinado. E há brincadeiras espeçificas para cada um deles, para ajudar no seu bom desenvolvimento. 

 Aos 8 e 9 meses a curiosidade é imensa e querem levar tudo a boca. Mas nem todos são assim, os "medrosos" são desconfiados, nem sempre tem a ousadia em experimentar os  brinquedos desconhecidos. 

Alguns brinquedos são verdadeiros "mitos" no imaginário dos adultos. Como por exemplo a figura de um "palhaço". Lembro-me da crise de pânico que minha filha caçula teve a primeira vez que viu um, chorava sem parar!  Por isto, se faz necessário descobrirmos o que os alegra, estimula e deixa curiosos de verdade. E também os que aborrece, sem insistir para que gostem. E ainda há outros brinquedos que eles não desgrudam nem na hora de dormir. Estes representam algo para eles, até mesmo pela textura e a sensação que despertam ao toque. 




Concluindo, jamais force um bebê a gostar de algo que ele realmente não está apreciando, mesmo que todos os bebês do mundo apreciem. Cada um é diferente e merece ser respeitado e amado com seus gostos e preferências.

Deixaremos um vídeo a baixo que ilustra várias experiências com os tipos básicos de temperamentos dos bebês. O vídeo está em inglês mas pela observação das imagens e o que ocorre você entenderá perfeitamente se não dominar o idioma. Veja que interessante!




Comentários