VOVÓ, POSSO GUARDAR MEU BOLO NA TUA CASA?

_ Porquê?
_ Porque se eu levar para minha casa meu pai e minha mãe vão comer tudo e não deixar nada para mim...vou levar somente um pedacinho para eles...
 Claro que seus pais não iriam comer o seu bolo inteiro, rs.

 Entretanto, aos 5 anos a criança já começa a articular muito e, uma das ferramentas que mais utiliza é tentar "se dar bem" em situações que se sente feliz e confortável para prorrogá-las. Ter um bolo inteirinho de chocolates para si mesma é o sonho de qualquer criança de 5 anos. E a casa dos avós é um lugar perfeito para isto. Os avós nunca podem acreditar em tudo o que as crianças dizem. Por isto, o relacionamento entre familiares deve ser muito espontâneo e aberto. Para que declarações como esta sejam recebidas como uma diversão e não um confronto.

Para a criança  isto é muito bom, do ponto de vista de saber inconscientemente o que será melhor  para si mesma. No futuro saberá ponderar sobre o que lhe fará bem ou não. A criança ainda não sabe que um bolo inteiro de chocolates pode não fazer bem, no caso do meu neto, ele já sabe que comer muitos doces de uma só vez não lhe fará bem, seus pais o educam muito bem e ele já aprendeu a lição, com inúmeras diarréias por excesso de chocolates...rs

Ele queria guardar o bolo, não para comê-lo de uma vez, mas para "quando voltar ter sempre um pedacinho". Na cabeça das crianças a casa dos avós funciona como uma grande 'geladeira" que dentro eles encontram compotas de amor e carinho. Sempre poderão "buscar um pedacinho" quando sentirem falta de amor, proteção ou segurança.

As crianças necessitam ser imensamente amadas e queridas. E o papel dos avós nesta missão é fundamental para elas, pois serão esta fonte de amor incondicional. Uma criança que cresce na dúvida se é amada ou não, terá muitos problemas na adolescência, será invadida constantemente por sentimentos de medo, insegurança e frustração das mais variadas. Há três pontos muito importantes para conseguirmos que as crianças sejam adultos equilibrados:

1_ Ensiná-las a cultivarem sua autoestima de dentro para fora. Através de valores e ética. Isentos de comparações com outras crianças. A valorizarem-se como são e buscar melhorar a cada dia, não por competição, mas por objetivo de ser uma pessoa melhor .

2_ Ensiná-las um dos maiores segredos de viver uma vida feliz , algo que muitos seres humanos nascem, crescem, reproduzem e morrem sem saber este segredo tão valioso, a saber, ensine as crianças isto:
_ Se alguém não lhes ama, se alguém não as aprecia e não gosta delas, o problema é da pessoa. Nunca delas. A criança que cresce se enchendo deste ensinamento esvaziará o consultório dos psicanalistas no futuro.

3- Colocar amor em tudo o que faz. Se não encontrar amor onde vai, fabrique-o. Nunca espere amor de ninguém. Ao contrário, tenha tanto amor por Deus, pela vida , pela família e amigos ao ponto de poder distribuir e, se alguém não o quiser receber, não importa. Ele voltará para ela mesma. Assim a criança nunca dependerá do amor de terceiros, ou de amores de quinta categoria para sentir-se realizada. Dificilmente esta criança vai estar na fila dos que buscam cocaína nos lugares obscuros da cidade para escaparem de seus conflitos de baixa autoestima.

Uma criança que não se sente amada certamente fará de tudo para chamar a atenção, comportamentos de rebeldia, má conduta, ataques de fúria e gritos são tentativas desesperadas de uma criança que desenha para o mundo o sofrimento e angústias da sua existência vazia de amor e cuidados.

Há casos de pais e mães que tem uma grande dificuldade de demonstrar carinho e amor aos seus filhos. Não estamos falando de cobri-los de presentes. Mas de interação. Sentar junto com elas, contar-lhes estórias, desligar  o futebol, a novela e a série favorita para assistirem juntos pela milésima vez seu desenho favorito. Ouvir sua estórias mirabolantes, admirar seus músculos que estão crescendo depois de comerem um prato cheio de arroz, feijão carne e legumes. São coisas simples, mas muito eficazes para ajudá-las a sentirem-se seguras e amadas. 

A falta de amor e atenção por parte dos pais e da família gera nos filhos transtornos psicológicos irreparáveis, infelizmente. Atrasos  em seu crescimento físico e psicológico, inclusive até mesmo o seu sistema imunológico poderá ser duramente afetado pela falta de amor e carinho.  Além de desenvolver problemas do quadro de TDHA, tais como déficit de atenção hiperatividade  e outros. 

Concluindo, a melhor maneira de fazer uma criança feliz é gastar tempo com ela, e desfrutar da beleza de coisas simples, como um passeio a pé, uma volta de bicicleta ou comemorar o aniversário com um bolo de chocolate da vovó, inteirinho para ela! :)


PS: Na foto o aniversário de Lucas Benjamin, nosso netinho do "meio". Parabéns pelos 5 aninhos. Nós o amamos muito e desejamos que ele seja um homem de bem, que acredite em Deus, nele mesmo e nos seus sonhos!
 :) 
Bom fim de semana! Um forte abraço,
Lucy.










Comentários