CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL SÃO A MESMA COISA?

 

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Primeira Parte

Fizemos uma pergunta no título e a resposta é não. Crescimento e desenvolvimento infantil são aspectos diferentes. A partir de hoje iniciaremos algumas dicas sobre estes assuntos de acordo com as experiências que temos vivido. Vamos ver algumas definições? A seguir:

O que é Crescimento Infantil?



O crescimento infantil se refere a mudanças específicas do corpo e do aumento do tamanho da criança, tais como estatura, peso, circunferência da cabeça, índice total de massa corporal. Estas mudanças caracterizam o crescimento e podem ser medidas facilmente ( abaixo ensinaremos como fazer isto).


O que é Desenvolvimento Infantil? 

O Desenvolvimento infantil por sua vez, tem a ver com temas muito mais complexos, mudanças desde as mais simples e até as mais complicadas. O desenvolvimento geralmente indica a progressão ap longo do caminho da criança. Ela será contínua a medida em que a criança adquire conhecimentos, comportamentos e habilidades mais refinadas. Em geral, a sequência do desenvolvimento é igual para todas as crianças, entretanto,  o ritmo do desenvolvimento varia muito de uma criança para outra.

Como saber se meu filho está crescendo bem?

Nós já dissemos que o crescimento se refere  as mudanças de aumento corporal específico relativas ao tamanho da criança. Você sabia que durante o primeiro ano de um bebê ele pode crescer até 25 centímetros desde o dia em que saiu da maternidade com a mamãe? E também ele pode triplicar o peso desde o seu nascimento. Depois do primeiro ano de vida o crescimento do bebê diminui, ele crescerá uma média de 12 centímetros por ano em geral até os 2 ou 3 anos, a partir daí até a sua adolescência ou puberdade ele crescerá uma média de 5 até 7 centímetros por ano. Novamente na puberdade ele voltará a ter um crescimento acelerado.

Veja este exemplo:

IDADE                               CRESCIMENTO ANUAL                          PESO           

0 ATÉ 1 ANO                      Até 25 centímetros                    Triplicará de peso 

1 até 2 ou 3 anos                 12 centímetros                                 -                  

2 ou 3 anos até  13 e 14           5 a 7 centím.                                -                  


Muitas mamães ficam inquietas quando o primeiro filho cresce mais do que o segundo ou vice-versa. Até mesmo entre amiguinhos e primos vivemos fazendo comparações na ansiedade de saber se a  nossa criança está se crescendo bem.

Então agora mamães, titias vovós e professoras, animen-se em ter sempre com vocês uma fita métrica. Anote num caderno, numa agenda, ou onde você guarda os dados sobre o crescimento da tua criança. Se ainda tem um registro assim, comece a fazê-lo imediantamente e compare com o quadro. Se estiver dentro deste parâmetros, fique tranquila que seu bebê estará crescendo muito bem.

Durante os próximos dias estaremos falando mais a respeito do desenvolvimento infantil.

Um forte abraço.

Lucy













Comentários