#TODA CRIANÇA QUE LEVA BRONCA TEM UM PLANO PARA FUGIR EM SEGREDO QUE INCLUI OS SEUS PAIS, QUE ERAM O MOTIVO DA FUGA

Quase todas as crianças passam por este momento e mais tarde contam aos seus pais os  seus "planos secretos".

Que planos? Os planos de "fugir de casa". 


As crianças quando levam broncas ou são corrigidas ficam com raiva. Algo natural da personalidade delas, afinal a correção é aceita por nós, adultos, a duras penas e  debaixo de muita disciplina e maturidade, mas para uma criança a correção é sempre horrível. Ela quer fazer o que quer sem nenhum limite.

O mais curioso é que quanto mais tenra for a criança, quanto mais dentro da faixa etária dos 03 aos 6 anos, em seus planos mirabolantes de fuga ela acaba incuindo a mãe, os pais e até outros familiares.

Danúbia é uma de nossas alunas no programa de After School ( depois da aula). São programas nos quais ensinamos a criança a melhorar da grafia e o pensamento. Danúbia tem 8 anos e no último semestre fez um desenho e o pintou numa de nossas aulas. Era um carrinho de bebê, azul e simples. Era seu carrinho de estimação. Ela já não precisava mais. A mãe estava guardadando para o irmãozinho que chegaria em alguns meses.

O tema  da aula era para desenhar algo que fosse um "segredo". Danúbia desenhou toda a família - dentro - daquele intrigante carrinho de bebê. No fim da aula, cada aluno iria compartilhar o seu "segredo de infância"  considerando o tempo em que era "pequeno". Em torno dos seus 5 a 6 anos. Pois aos 8 anos eles já estão convencidos de que são "grandes".

Chegou a vez de Danúbia contar o significado do seu desenho:

" - Tia, eu fiquei com muita raiva da minha mãe porque ela tinnha brigado comigo. Sabe, eu quebrei o batom dela, mas foi sem querer! Eu só queria usar um pouquinho. Então eu fiz uma plano secreto de fugir de noite. Eu ia levar apenas meu carrinho, de quando eu era pequena. Então eu pensei em quem eu ia levar comigo. Eu pensei em ir sozinha, mas eu ia sentir muita saudade do meu pai, ai eu coloquei ele, depois eu coloquei a minha tia Rita e minha prima Camila, porque minha tia faz um brigadeiro muito bom e a Camila me empresta todas as bonecas, ai, bem, ai eu coloquei minha mãe, porque eu não posso deixar ela sozinha porque ela vai ter meu irmãozinho, já pensou o que ela vai fazer sozinha? Então eu tinha mesmo era que levar todo mundo para fugir junto comigo".

_ E o que aconteceu?

_ Tia, eu desisti de fugir porque iria quebrar o carrinho que vai ser do meu irmão. 

Assim são as crianças. Discipline-as quando necessitarem; deixem que façam seus planos secretos e observe-as de longe. Elas necessitarão de tempo para refletir e amadurecer as suas pequenas decisões. E na maioria das vezes não vão fugir de casa. 

Um forte abraço,
Lucy 


Comentários